O que é preciso para que um game de corrida consiga cativar seu público? Entre os vários elementos considerados necessários, podemos listar a adrenalina da velocidade, a física realista e uma variedade de carros dos sonhos. Mas isso é o suficiente para tornar chamarmos um título de memorável?
Apesar de esses elementos colaborarem para o sucesso, existe algo que se sobrepõe a tudo isso: a experiência. De nada adianta termos veículos realistas, uma jogabilidade de primeira e uma trilha sonora empolgante se o local em que dirigimos não é atraente o suficiente para chamar nossa atenção.
Por conta disso, para que um jogo de corrida consiga se tornar épico, o primeiro passo é ter circuitos que agradem o jogador a ponto de ele querer voltar a visitá-lo mais vezes. Sabe aquela pista que você sempre joga quando quer fazer seu amigo comer poeira? Pois é exatamente dela que estamos falando.
Pode parecer irrelevante, mas cada um possui um autódromo ou cenário de que mais gosta. Por mais que seja inconsciente em alguns casos, essa “preferência” é fundamental na hora de proporcionar a imersão do jogador no título. Somente assim o gamer vai empolgar-se e querer continuar a se divertir com aquilo.
Como existem centenas de títulos do gênero, o Baixaki Jogos decidiu listar quais são as melhores pistas que já apareceram em nossos consoles. Dos grandes clássicos do SNES ao realismo da atual geração, são milhares de quilômetros a percorrer, caso você queira realmente conferir uma a uma.
Pistas reaisPorque a arte imita a vidaVocê está no meio de uma corrida acirrada. O líder da disputa está logo à sua frente, mas não dá nenhuma chance de ultrapassagem na enorme reta. Então surge uma curva, em seguida outra e mais uma para finalizar. De repente, em um estalo, você se dá conta que aquele lugar não lhe é estranho: é o famoso “S do Senna” que você tanto viu nas tardes de domingo durante os Grandes Prêmios de Interlagos.
Isso pode nunca ter acontecido com você, mas é muito provável que algum jogo tenha evocado memórias de um local real. Um autódromo ou até mesmo uma rua de uma cidade que você já visitou causam um efeito de proximidade que tornam a experiência de pisar fundo no acelerador ainda mais empolgante.
O mais interessante desse tipo de pista é que eles não são exclusivos de um game ou série, já que o licenciamento abrange uma grande variedade de títulos e nos mais variados estilos.
10 – Circuit de la Sarthe
Fonte: IBluefellow
Apesar de não ser tão conhecido pelo público casual, o Circuit de la Sarthe é o terror de quem adora altas velocidades. Isso porque ele possui trechos de extensas retas, mas finalizadas por curvas muito fechadas e que obrigam os pilotos a frearem bruscamente.
É exatamente essa transição entre o “quase voando” e o “quase parado” que torna a pista francesa tão interessante nos games. Já fora dos consoles, La Sarthe é vista como uma competição de resistência, principalmente por ter sido a sede inicial da famosa “Le Mans”, a corrida que dura 24 horas.
9 - Pikes Peak
Fonte: Gu3DS
Embora exista uma prova de mesmo nome para disputas de NASCAR, o trecho em questão é um pouco mais selvagem. Se você já jogou algum game da série DiRT, sabe do que estamos falando.
Se as corridas de rali já não são simples por conta da péssima qualidade do terreno em comparação com o tradicional asfalto, o que dizer de uma pista situada em meio a montanhas? Além da poeira e do barro, temos grandes subidas e descidas para tornar a competição ainda mais emocionante. Destaque para as curvas dramáticas que levantam aquela nuvem de barro.
8 - Silverstone Circuit
Fonte: Raytorius
Se pisar fundo no acelerador e atingir altíssimas velocidades em um carro já é uma experiência única nos games, podemos dizer que tudo isso é potencializado quando controlamos uma moto. Estar sobre duas rodas exige muito mais precisão nos comandos, o que podemos facilmente ver em uma corrida na Silverstone Circuit.
Considerada uma das provas mais famosas do motociclismo, a pista tem tudo o que é necessário para exigir o máximo de habilidade dos pilotos: extensas retas que são um convite aos 300 Km/h, curvas abertas para dar emoção às ultrapassagens e os imprevisíveis contornos mais fechados. No entanto, isso não impede que os carros também se aproveitem do asfalto para voar baixo.
7 - Tsukuba Circuit
Fonte: MsNotonight
Por mais que todo mundo adore grandes retas, são nas curvas que a emoção reside. Ultrapassagens, acidentes, viradas de campeonato... Tudo aquilo que dá adrenalina às corridas está nesses contornos.
É por isso que a Tsukuba Circuit é frequentemente lembrada. Ela não exige apenas um veículo com motor potente, mas um piloto que consiga fazer a transição entre freio e acelerador com maestria para não perder nem mesmo um segundo de seu tempo. Pode parecer pouca coisa, mas basta você pegar seu controle e tentar se dar bem nessa pista para perceber que é na dificuldade que está a adrenalina.
6 – Suzuka Circuit
Fonte: sunnykfc
Um nó: essa é a melhor forma de descrever o traçado de Suzuka Circuit. Com trechos bastante sinuosos e com curvas bastante fechadas, a pista não dá brechas para que o jogador pense em voar com seu carro.
Os quase 6 quilômetros de volta podem parecer pouco quando falamos de veículos tão velozes, mas a dificuldade em ganhar posições neste circuito japonês separa os verdadeiros pilotos daqueles que só sabem acelerar.
5 – Nürburgring Nordschleife
Mais difícil do que pronunciar o nome dessa pista, é dirigir nela. Ao todo, são cerca de 73 curvas ao longo de seus mais de 20 quilômetros de extensão. Por ser mais sinuosa do que Suzuka e ter contornos discretos, a pista consegue enganar os pilotos menos atentos.
Além disso, a grande quantidade de árvores que acompanha o asfalto dificulta a visibilidade do trajeto. No caso de Gran Turismo 5, em que é possível selecionar um clima variável, o desafio beira o impossível.
4 - Autodromo Nazionale Monza
Fonte: pentaculus
Ok, curvas são legais e emocionantes. Porém, todo gamer que se aventura em um jogo de corrida é para poder fazer aquilo que é proibido nas ruas das cidades: pisar no acelerador até que o carro chegue ao seu limite. E é por isso que o Autodromo Nazionale Monza é tão divertido.
Além de ser um dos circuitos mais famosos do mundo, temos extensas retas para fã nenhum botar defeito. No mundo real, por exemplo, os carros de Fórmula 1 conseguem alcançar a marca de 372 Km/h no percurso.
3 – Indianápolis
Fonte: CHARGERLEVANI
Quatro retas e quatro curvas. Se você é iniciante no mundo das corridas, não se deixe enganar: a simplicidade no traçado de Indianápolis é uma grande armadilha aos pilotos incautos.
A clássica prova de NASCAR exige muita habilidade, já que manter a velocidade em trechos tão variados é tarefa para poucos. Além disso, a falta de oportunidades de ultrapassagem é um desafio extra. Isso sem falar do fato de que qualquer vacilo vai colocá-lo nas últimas posições.
2 - Circuit de Monaco
Fonte: toxTannis
Uma das mais tradicionais disputas de rua, a disputa de Mônaco traz tudo aquilo de que falamos até agora, como retas extensas, curvas fechadas e trechos sinuosos. No entanto, tudo isso se torna ainda mais complexo graças às ruas estreitas.
Além disso, outro grande atrativo é o visual. O Principado de Mônaco possui paisagens realmente belas e que tornam as corridas ainda mais atraentes.
1 – Interlagos
Fonte: naoqueropornada
Ok, sabemos que o Autódromo de Interlagos não é o mais empolgante de se pilotar. No entanto, por mais que possua poucos momentos emocionantes, é inegável que para nós, brasileiros, é sempre divertido competir em casa. Sabe a descrição que fizemos lá no início do artigo? Pois é exatamente essa a experiência de selecionar o circuito paulista em qualquer jogo.
Circuitos fictíciosA imaginação também voaAinda que seja divertido ver cenários reais em nossos jogos, não podemos negar o quão divertido é passear por cenários que nunca existiram. Não apenas por ser uma experiência completamente nova, mas por isso permitir a inserção de novidades e de liberdade criativa. Em que rua você já foi atingido por um casco de tartaruga ou recebeu um turbo ao passar sobre uma faixa especial?
Como listar apenas dez exemplos é praticamente impossível, nos demos o direito de extrapolar e ir além dessa limitação. Por isso, confira quais são as 13 pistas mais famosas e memoráveis dos jogos.