motor novarossi t35 marine
23/01/2011 19:08Motor Novarossi T35 Plus .21 Marine/Buggy
O motor da empresa italiana “Novarossi“, modelo T35 Plus 21 Marine, é um icone no universo dos micromotores de pequeno porte pela sua alta potência e excelente qualidade de contrução. O T35 Plus 21 Marine é detentor absoluto de recordes em campeonatos mundiais tanto de automodelismo “offroad” (buggy), bem como de nautimodelismo de velocidade. Aliando tecnologia de 26 anos de desenvolvimento na fabricação de micromotores de pequenas cilindradas a “Novarossi” ocupa um lugar de destaque no universo do modelismo de competição. A apresentação comercial dos motores “Novarossi” mostra a preocupação do fabricante no controle de qualidade desde a caixa lacrada com selo de segurançan e controle númerico do produto no bloco do motor, até o registro do funcionário responsável pela embalagem, algo pouco visto junto a outras empresas deste ramo. Seguindo os moldes utilizados a vários anos, todos os modelos acompanham manual de instrução e desenho com vista explodida com os números de série das várias partes para o caso da necessidade de alguma substituição. O T35 Plus 21 Marine foi inicialmente projetado para automodelos do tipo buggy e posteriormente recebeu uma camisa d’água para equipar nautimodelos, motivo pelo qual o mesmo é fornecido sem polia ou “flywheel” de partida. No caso desta matéria, será utilizada uma polia de motor OPS*. 21 que atende as especificações do fabricante tanto em diametro como em peso. A ponta do virabrequim com padrão SG para automodelos também deve ser cortada com disco de carburundum junto ao passo de rosca para receber a pinça do eixo flexível. A partir de agora passamos à inspeção interna do motor tomando o cuidado de observar SEMPRE a posição original de todos os componentes para uma correta remontagem. A primeira impressão é muito positiva quando observa-se a qualidade de fundição e usinagem do exterior do T35 Plus. A camisa d’água mostra vários dizeres usinados em baixo relevo fixada no bloco do motor por 4 parafusos de fenda em aço rápido e dois nipéis para entrada e saida d’ água. Neste caso não há a necessidade de substituição dos parafusos por outros de inox por não entrarem em contato com a água. A parte interna da camisa d’água maçica, mostra o trabalho preciso de fresagem por onde a água circula. A parte superior do “head button” ou cabeçote tem marcações que orientam a posição correta de montagem como a flecha que aponta para a saida de exaustão. O T35 Plus utiliza vela do tipo “turbo” mais resistente aos altos regimes de rotação deste modelo. O motor vem equipado com diferentes calços de cabeçote ou “head shims" para serem escolhidos em acordo com o combustível a será utilizado. A camisa ou “sleeve” feita de latão com banho de cromo duro interno apresenta um guia de fixação feito por um pino localizado no bloco do motor evitando os erros de posicionamento que ocorriam com frequência no passado. A parte mais surpreendente deste motor surge quando removemos a camisa ou cilindro, em função da quantidade de janelas, um total de 9+2, ou seja 9 mais admissão e exaustão, que resultam em altissimas rotações em detrimento do torque que nautimodelos tanto necessitam. A maioria dos motores com 3,5cc para barcos não costuma ter mais do que 5 janelas justamente para garantir torque em baixas e médias rotações. Uma boa solução para este caso é rebaixar a camisa no bloco em 0.3mm que evita que combustivel não queimado seja expelido pelo escapamento! O pistão aliviado na sua base, conhecido como “skirt”, apresenta o topo com um rebaixo chamado de “dish”, dois canais de lubrificação e furos laterais que reaproveitam o excesso de combustivel. O “dish piston” tem como caracteristica principal aumentar a área da camara de combustão e permitir que se trabalhe com uma distáncia minima entre a base do cabeçote e o topo do pistão na sua posição mais elevada resultando em uma maior potência. A parte interna do pistão revela os apoios do pino do pistão super dimensionados para suportar a enorme potência deste motor. A biela, usinada em alumínio super leve e corpo elíptico, produz menos turbulência dentro do motor, é embuchada na base e apresenta orifício de lubrificação voltado para a tampa traseira ou “back plate”. Observando o virabrequim balanceado com dois enxertos de tungtênio notamos a rampa de silicone vermelho que auxilia a entrada da mistura ar/combustível para dentro do cilindro. No corpo do virabrequim o “shape” turbo na passagem interna otimiza a distribuição do combustível para as várias janelas da camisa. A tampa traseira com o-ring de selamento apresenta um rebaixo que acomoda a saia do pistão na posição mais inferior. Neste caso é preciso tomar muito cuidado na remontagem mantendo SEMPRE o pistão na posição mais elevada e este rebaixo voltado para cima sob pena de causarmos danos irreparáveis ao motor. A usinagem interna do bloco é precisa e coincide com as janelas da camisa. Os rolamentos "Swiss" de alta rotação dão adequado suporte ao virabrequim. Na saída do escapamento um anel de silicone desenvolvido pela “Novarossi” acomoda o coletor original de 180 graus que vai preso por uma mola ao redor do bloco. O T35 Plus 21 Marine vem equipado com carburador rotativo ”automix”* de 9mm dotado de agulha de alta, agulha de baixa e acionamento de regulagem via rádio que de certa maneira dificultam de sobremaneira a instalação do motor em modelos com pouco espaço interno. A fixação do carburador no bloco é feita com um excéntrico bipartido com o-rings de selamento nas extremidades. Com uma ficha técnica invejável o T35 Plus 21 Marine resguarda com merecimento o reconhecimento da marca no universo do nautimodelismo de velocidade. Desenvolvendo 2,87hp com rotação máxima de 38200rpm e prática de 45800rpm este motor é garantia certa de alto desempenho com muita confiabilidade. O fabric
———