dicas para iniciantes

23/01/2011 19:24

 Iniciando no Aeromodelismo
 

Este é um guia resumido para quem quer iniciar no aeromodelismo e procura responder as dúvidas , através das perguntas mais comuns que são feitas pelos iniciantes no hobby.

Como escolher um aeromodelo para iniciar? 

O primeiro passo para iniciar no aeromodelismo é claro, é a escolha do aeromodelo. É importante começar com o aeromodelo certo. O primeiro aeromodelo deve ser um treinador, pois são modelos com características de vôo voltadas para o aprendiz. O típico treinador é um modelo de asa alta  que utiliza um rádio de 4 canais e motor na classe .40.  Existem no mercado vários modelos desta categoria, entre nacionais e importados.

Um ponto importante a ser observado é o material de que é feito o modelo. Os materiais mais comuns são a madeira balsa, e a fibra de vidro com asas em isopor chapeado em madeira. Ambos tem suas vantagens e desvantagens. O Avião feito em fibra de vidro, normalmente é mais barato, porém em caso de necessitar de reparo exige um profissional que trabalhe com fibra de vidro. Dependendo do dano o conserto pode ser inviável, devido ao acréscimo de peso. O modelo em madeira normalmente custa mais caro, mas é mais fácil de consertar e dificilmente o dano será irrecuperável. 

Um erro muito comum é  o iniciante se empolgar com modelos sofisticados, em geral modelo escala de algum avião real ou mesmo acrobáticos de alta performance. Acontece que estes  modelos  não são indicados para quem esta começando, pois normalmente são modelos que exigem experiência de pilotagem. Lembre-se que o objetivo do seu primeiro avião é o aprendizado da pilotagem, e com certeza o seu primeiro modelo estará sujeitos aos ´trancos e barrancos´ comuns a quem está aprendendo.

Outro erro que muitos iniciantes acabam fazendo é ver ofertas milagrosas , normalmente em sites de venda na internet. O que não falta são anúncios do tipo "AEROMODELO COMPLETO A PREÇO DE BANANA".  Salvo raríssimas exceções, este aviões não podem ser considerados aeromodelos, e sim brinquedos que as vezes até voam, mas de uma maneira precária, que passa longe das características de um aeromodelo.

ARF, ARC, RTF Kit, COMBO, O que significa isso, e qual o melhor para começar?

Ao começar a pesquisar, o iniciante vai se deparar com algumas siglas. Saber o significado de algumas delas vai ajudar o iniciante na escolha de seu primeiro aeromodelo. As siglas acima indicam o modo como o aeromodelo chega nas mão do aeromodelista. 

RTF : Do inglês, Ready TFly .  É o aeromodelo pronto para voar. Estes aeromodelos são fornecidos num conjunto completo e montado, que incluí o modelo em sí , o motor e também o sistema de rádio controle. Em alguns casos incluí até um simulador de vôo para computador . É a opção ideal para quem quer partir logo para as aulas de vôo, sem dispender tempo com montagens. 

- ARF : Do inglês, Almost Ready to Fly.  Estes modelos vêm semi montados, exigindo a junção final das peças, como asas, estabilizadores,etc  e também a instalação do motor e do sistema de rádio, que são adquiridos separadamente. É o ideal para quem quer começar no hobby de construir e depois pilotar um aeromodelo 

- ARC : Do inglês, Almost Ready to Cover. Semelhante ao ARF, porem este modelo é entregue sem pintura, ficando este trabalho a cargo do construtor. Esta pintura normalmente é feita com a aplicação a quente de um plástico termo-adesivo. Geralmente é encontrada em modelos mais avançados, destinados a aeromodelista mais experientes.

- KIT : O kit é um conjunto de peças , normalmente de madeira balsa, que são fornecidas cortadas para o construtor, a partir de uma planta construir o seu aeromodelo. Também é indicado para aqueles que já tenham alguma experiência de montagem, ou para aqueles realmente se sentem atraídos pela arte da construção. O motor e o sistema de rádio devem ser adquiridos separadamente.

- COMBO : Os combos são conjuntos montado por comerciantes, já incluíndo o modelo o motor e o sistema rádio. Normalmente os aeromodelos são do tipo ARF, portanto a montagem final fica a cargo do aeromodelista. Alguns combos incluem até os acessórios de campo, necessários para fazer o modelo voar. 

Como escolher um motor?

O motor é a parte do aeromodelo onde existem o maior número de opções. É importante a colocação do motor conforme as especificações do aeromodelo. Estas especificações são fornecidas na planta ou no manual de instruções.

A primeira característica a ser observada é a capacidade cúbica , ou cilindrada do motor. Esta capacidade é normalmente fornecida em polegadas cúbicas. Portanto se um motor for classificado como .40, significa que a cilindrada do mesmo é 0,4 polegada cúbica.    

Outra característica é quanto ao tipo de ciclo utilizado, 2 tempos ou 4 tempos. Os motores 2 tempos são os mais comuns e baratos, e são indicados para o iniciante. Os 4 tempos são motores que fornecem menos potência final, se comparados com um 2 tempos da mesma cilindrada, porém tem a vantagem de oferecer mais força em baixa rotação, além do ruído ser mais realista. Por esta razão, os modelos normalmente trazem duas especificações de motor, para 2 tempos e para 4 tempos. Para substituir um .46 2 tempos, por exemplo, será necessário um .70 4 tempos. 

Finalmente, deve-se levar em consideração a presença ou não de rolamentos no motor. Um motor com rolamento, comparado com um sem rolamento na mesma cilindrada oferece cerca de 50% a mais de potência. Claro que esta diferença reflete no preço.

Em resumo, para iniciar prefira um motor de 2 tempos dentro da cilindrada solicitada pelo aeromodelo escolhido. Para treinadores normalmente se utiliza motores .40 a .46. Se o fator financeiro permitir, prefira um motor com rolamentos pois o investimento compensa, visto que este motor tem mais possibilidades de uso para um futuro modelo mais avançado. Se a economia for fator de escolha, fique tranqüilo, que um 2 tempos sem rolamento irá lhe atender sem problemas.

Os tipos mais comuns de motor:

- Glow   2 tempos : Este é o motor mais simples e também o mais barato e é a opção da maioria dos iniciantes. O motores glow funcionam com base em um vela incandescente que precisa ser aquecida para a partida do motor. 

- Glow 4 tempos : Também funciona baseado em uma vela incandescente, porém utiliza um ciclo de 4 tempos, através de válvulas móveis de admissão e exaustão. 

- Gasolina : Os motores a gasolina são motores grandes para aeromodelos idem. Nestes motores a capacidade cúbica é expressa em centímetros cúbicos  ou  cc. Os menores motores a gasolina são com cilindrada de 23cc podendo chegar até a 160cc.

- Elétricos : Com a evolução da tecnologia das baterias os motores elétricos estão cada vez mais presentes nos clubes de aeromodelismo. Hoje já existem modelos com até 2 metros de envergadura que utilizam motores elétricos. 

- Turbinas : É o que existe de mais sofisticado em termos de motorização. Também conhecidas como jatos, são miniaturas das turbinas reais utilizadas em aviões escala cheia. 

Que combustível usar?  

O combustível depende do motor utilizado, e os mais comuns são:

- GLOW : É  uma mistura de metanol, óleo e nitrometano. Este combustível é vendido nas lojas especializadas em galões de 3,6 litros normalmente. Existem variações tanto na quantidade de óleo como de nitrometano. Para um motor 2 tempos , mais comum para o iniciante, um combustível com 10% de nitro e 16 a 18% de óleo é o ideal. 

- GASOLINA : Utilizada em motores de maior cilindrada. É misturado um percentual de óleo lubrificante de acordo com motor utilizado. 

- BATERIA ELÉTRICA : Não é exatamente um combustível. Esta é uma tecnologia relativamente nova, porém os motores elétricos estão evoluindo e em breve será mais comum ver os elétricos voando com mais freqüência. O Custo hoje ainda é relativamente alto. 

- QUEROSENE AERONÁUTICO 
: Utilizado para turbinas a jato.

Como escolher um equipamento de rádio controle?

O equipamento de rádio é composto de um transmissor que possui os controles que serão utilizados pelo piloto e do equipamento que irá a bordo do aeromodelo: receptor, baterias e servos comandos, que farão movimentar as diversas funções do modelo. Um aeromodelo básico utiliza um radio de 4 canais, que irá controlar as funções de aileron, profundor acelerador e leme.
 

Estes são os comandos básicos necessários. Existem controles mais sofisticados que utilizam mais canais para controles adicionais, como trens de pouso retráteis, bombas de fumaça, etc. Além disso os radio controles podem ser equipados com programação digital, que permitem alguns ajustes finos adicionais. Na escolha do rádio, se o fator financeiro permitir você pode adquirir um modelo mais sofisticado com 6 ou 7 canais e programação digital que este modelo lhe atenderá na fase de aprendizado e também em modelos mais sofisticados. 

IMPORTANTE: Os rádio controles para uso liberado no Brasil utilizam a faixa de freqüência de 72 Mhz. Esta faixa é divida em 50 canais, numerados de 11 a 60. É uma boa idéia verificar no grupo onde você pretende praticar o hobby quais são os canais já em uso para evitar duplicidades, pois dois rádios do mesmo canal não podem ser utilizados ao mesmo tempo. Sempre verifique se o seu canal não está em uso antes de ligar seu transmissor

A que distância voa?

Essa deve ser a pergunta mais ouvida pelos aeromodelistas. O Rádio controle tem um alcance de aproximadamente 1500 metros. Na prática esta distância nunca é alcançada, pois o modelo sairia do raio de visão do piloto muito antes de sair do alcance do rádio. Num vôo normal chega-se a uns 300 metros de distância no máximo.

Quanto custa?


É comum se ouvir que "aeromodelismo é um esporte caro" ou "isso é brinquedo para milionário". Mas não é bem assim! Um  aeromodelo treinador completo hoje custa em torno de R$ 1.200,00 , podendo este valor baixar em caso de promoções das lojas especializadas.Concordo que não seja exatamente barato, mas normalmente são oferecidas condições de pagamento bem facilitadas. Além disso, se compararmos com outros esportes ou hobby, veremos que em muitos casos custa muito menos.  É claro que existem modelos para todos os gostos e bolsos. Existem modelos super sofisticados , como jatos ou acrobáticos gigantes que podem passar  dos R$ 30.000,00. Infelizmente, é comum ver na mídia reportagens sobre o assunto que mostram estes super modelos e seus preços salgados divulgados como sendo o mais comum, mas isso não reflete a realidade. Talvez falte um pouco de bom senso para estes aeromodelistas e jornalistas, que estão mais preocupados em inflar seus egos do que divulgar o hobby. 
 
 

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