bulletstorm

30/01/2011 13:58

Sangrento, vulgar, exagerado e muito divertido

Fervendo!

Bulletstorm é alucinante. A nova produção da People Can Fly (Painkiller) e daEpic Games (Gears of War) parece uma criança hiperativa sob o efeito de muita cafeína, açúcar e bebidas energéticas. Desde o início do desenvolvimento uma coisa ficou bem clara: Bulletstorm é uma caricatura de todos os jogos de tiro em primeira pessoa.

O objetivo é simples, explodir seus inimigos da maneira mais criativa possível, combinando chutes, tiros e até mesmo elementos do próprio cenário. Por sinal, até existe uma história de fundo, mas o que realmente importa é encontrar uma forma engraçada e elaborada de estourar os testículos e o crânio de hordas de piratas espaciais anônimos.Img_normal

O jogo é exagerado em todos os aspectos. O equipamento só não é tão pesado quanto seus protagonistas — que parecem diretamente inspirados nos anabólicos heróis de Gears of War. Os oponentes são igualmente ameaçadores, com direito a chefões colossais e muito (muito mesmo) sangue e membros decepados.

Na pratica, todo o sistema de pontuação do jogo gira em torno das “skill shots”, que nada mais são do que combinações absurdas que resultam invariavelmente em finais nada dignos aos seus oponentes. Um bom exemplo é o notório “fire in the hole” (ou fogo no buraco) que premia os jogadores por eliminarem os alvos com tiros precisamente colocados em seus... Bem, você já deve ter entendido.

Agora, com a data de lançamento se aproximando — o jogo dispara suas balas no dia 22 de fevereiro — uma versão demonstrativa do jogo chegou na Xbox LIVE e PSN.  Infelizmente, a demo só garante acesso à modalidade Echo, mesmo assim, já deu para perceber que Bulletstorm realmente é um FPS com esteroides.

Desgraça alheia

Echo é uma espécie de modo arcade no qual você ataca “pedaços” da campanha single player com o único objetivo de terminar o segmento em questão no menor tempo com a maior pontuação possível.

Na demo, você tem a oportunidade em encarar o estágio “Collapsed Building” (prédio desabado) que coloca toda a ação nas ruínas de um arranha-céus no meio de Stygia (planeta que sedia a carnificina de Bulletstorm).

Img_normalA jogabilidade é simples e não trará nenhuma complicação para quem já encarou um FPS. O diferencial fica realmente por conta do estilo acelerado e excessivo que permeia todo o jogo.

A ideia por trás do modo Echo é justamente a de oferecer um cenário familiar no qual o jogador pode aprimorar sua matança. Como você já conhece o ambiente e a posição dos adversários, basta “coreografar” sua corrida para eliminar todos os oponentes nas mais variadas formas.

Outra limitação da demo é a seleção de armamentos. São apenas três armas, o tradicional rifle automático, um lança-granadas e uma pistola de alto calibre, sem contar um fiel chicote de energia. Todavia, todas são incrivelmente letais e além do modo de tiro normal, ainda contam com um sistema secundário, capaz de disparar munições “tunadas”.

O lança-granadas é um bom exemplo. Não se trata de um simples lançador de explosivos, a munição da arma é uma espécie de “boleadeira” que enrola a granada no alvo para depois explodi-lo em pedaços. Porém, o principal item do seu arsenal é o chicote. Trata-se de um laço energético com o qual você pode puxar inimigos que estão distantes.

Outro diferencial é o chute. Além de causar dano, o seu chute mandas os pobres adversários voando em câmera lenta, tornando-os alvos fáceis para uma chuva de balas. Agora imagine as possibilidades, utilizando o seu chicote de energia e um lança-granadas capaz de grudar explosivos em partes específicas do seu alvo.

Img_normalPois é este tipo de pensamento sádico que Bulletstorm recompensa com seu sistema de “skill shot”. Não quer sujar as mãos explodindo a cabeça do seu inimigo, simples, chute ele contra uma grade elétrica. Quer algo ainda mais limpo, simplesmente utilize o seu chicote de energia para puxá-lo na direção de um pedaço de ferro e pronto, espetinho de pirata espacial.

Resumindo, Bulletstorm é intenso. É uma pena que a demo não traga todas as armas ou ainda uma pitada do que nos espera no modo multiplayer. Mesmo assim, já deu para ter uma boa ideia do que está por vir.

Bulletstorm chega às lojas no dia 22 de fevereiro para Xbox 360, PlayStation 3 e PC..

 

 

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